2014

Iniciando mais um ano letivo.

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo de riscos, que recuse o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida”. Paulo Freire

Projeto de Leitura

Miguel Pereira, cidade cidadã, lendo a África, o Índio, o Trânsito, a Arte, a Matemática... o Mundo.







PROJETO DE LEITURA
Miguel Pereira, cidade cidadã, lendo a África, o Índio, o Trânsito, a Arte, a Matemática... o Mundo

                     
Justificativa

            Levando-se em consideração que a leitura tem um papel muito importante na formação dos alunos, este projeto se propõe a levar a diversidade de textos para a sala de aula, no qual seu pressuposto básico está na ideia de que a formação de um leitor competente está vinculada à constante presença de textos no ambiente escolar.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, e suas emendas, os currículos do Ensino Fundamental devem abranger , obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural, da realidade social e política e a educação através da Arte de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos e conceber este ensino a partir de uma linguagem que tem estruturas e características próprias. Consideramos que o ensino de Artes, em sua amplitude de conhecimento, é fundamental para a formação cultural, intelectual e social não só do aluno como também do professor, pois favorece momentos de reflexão, conscientização, interação, inter-relacionamento, além de trocas de experiências e aquisição de conhecimentos.
Com a Lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina qua a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica, todas as escolas públicas e privadas do Brasil têm até 2011 para incluir o ensino de Música em sua grade curricular, portanto ela integrará o ensino da Arte com o objetivo de desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.
            Assim sendo, salientamos que o conteúdo de Artes é um componente fundamental no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, disciplina essencial, principalmente, na Educação Infantil e que vem sendo pouco trabalhada. O ensinar a ler e a escrever na Educação Infantil, preocupação de muitos professores, está trazendo consequências nas séries adiante, nas quais nota-se a deficiência nos aspectos definidos nos objetivos da Arte.
Cabe, portanto, ao professor proporcionar caminhos que possibilitem a reflexão, seja na sua própria produção, na do colega ou do artista. É importante destacar, que o trabalho educacional com Artes não visa formar artistas, mas ampliar a capacidade criativa dos alunos e possibilitar que eles conheçam a linguagem artística e tenham um olhar sensível para o mundo, aprendendo a representá-lo.
Para atender ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro, Lei n. 9. 503, de 23 de setembro de 1997, serão desenvolvidas atividades que tragam a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; que favoreçam a análise e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito; que promovam o respeito e a valorização da vida.
            Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto, é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores.
A escola sempre mostrou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem cultura e escravizada. Precisamos reverter esse quadro. Esse projeto surgiu na tentativa de se abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
A elaboração e desenvolvimento deste projeto, atrelado ao de arte e leitura, visa atender dois pré-requisitos básicos: o exercício da cidadania e vivência dos valores por meio da apropriação da arte e da cultura, como ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o preconceito como instrumento das esferas de diferenças sociais e, ainda, o resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.
Uma proposta que trabalha a autoestima do aluno está automaticamente vendo este aluno como ser humano formado por valores internos e externos, que pode pensar, opinar, refletir, construir e transformar.
Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura
africana da Lei 10.639, de 2003 e a cultura indígena da Lei 11.645, de 10 de março de 2008 que tornou obrigatório, nas escolas, o trabalho com  conteúdo diversos, seu
povo e sua cultura, professores e alunos da Educação Infantil ao 5º Ano e EJA do 1º Segmento de Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Pantanal, envolveram-se na realização deste projeto na perspectiva de promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra e indígena, desenvolvendo atividades variadas que serão abordadas nas disciplinas citadas acima.


            A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir na proposta escolar os elementos da cultura indígena.


            Sancionada em 10 de março de 2008, a lei obriga as escolas a incluir elementos da cultura indígena no currículo escolar, determina que os sistemas normativos das culturas afro-brasileiros e indígenas integrem o conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, dando ênfase às áreas de Literatura, Artes e História, tanto na rede particular quanto pública.


Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e preservação.
Objetivando os quatro pilares da educação que o aluno deve alcançar de Aprender a Aprender; Aprender a Ser; Aprender a Conhecer e Aprender a Conviver, a escola entende que a criança precisa estar em contato com o lúdico, com o prazeroso, vivenciando experiências com sua interação com o outro.
Com este objetivo pensamos que a Matemática pode ser prazerosa a partir de jogos e brincadeiras. Os jogos contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, pois por meio deles, criam-se situações de aprendizagem para a criança. Estes desafiam os pensamentos, provocam desequilíbrio, proporcionam descobertas e invenções.
No entanto, a mediação do professor é necessária e imprescindível no processo ensino-aprendizagem, para que além das interações durante a realização de qualquer jogo ou brincadeira seja válido o aprender.



Com essa perspectiva, os professores da escola, realizaram uma capacitação com o Grupo Mind-Lab, no qual resultou um laboratório de jogos que serão trabalhados durante todo o ano letivo.
Para completar esta perspectiva do trabalho com jogos e brincadeiras, a escola disponibilizou a pintura de jogos e brincadeiras no pátio da escola.
            A escola, como lócus de formação e transformação, nos parece o local  perfeito para a promoção de hábitos saudáveis de vida, promotora da saúde, uma vez que a proposta pedagógica está pautada na construção do conhecimento e na formação cidadã, pretende-se estimular atitudes mais saudáveis hoje e no futuro, objetivando melhores condições na qualidade de vida alimentar desses alunos através das estratégias tratadas neste projeto.
            Transformar e valorizar através do conhecimento as diferentes formas de se relacionar com a natureza e com o mundo, é uma proposta da escola, de acordo com os parágrafos citados acima, que tem por finalidade levar o aluno a perceber e interferir no comportamento em relação aos problemas, situações e complexidades encontradas no mundo em que vivemos, criando uma visão crítica de suas ações e possíveis mudanças de hábitos e atitudes relacionadas aos mesmos.

Objetivos Gerais
Ampliar o repertório dos alunos desenvolvendo a leitura e a escrita em um contexto envolvente e prazeroso;
Favorecer o desenvolvimento de posturas e atitudes que visem a segurança individual e coletiva no trânsito, para a construção de um espaço público democrático e equitativo;
Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre materiais, estilos e estética, que compõem o fazer artístico, estimulando assim, a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística, e sobre os processos através dos quais o conhecimento da arte é construído;
Conhecer  o meio em que vive e sua cultura;
Favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, por meio de momentos de interpretação, apreciação da culinária, músicas, poesias e a valorização estética negra, para ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos;
Criar situações, por meio dos jogos, de provocar curiosidade e estimular a construção do conhecimento;


Operacionalizar a construção de jogos didáticos, objetivando o
desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
Analisar a importância de se trabalhar com jogos para melhorar a capacidade
de aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental;
Aplicar as transcendências, realizadas a partir das mediações nos jogos, em outras disciplinas e na vida do aluno;
Conhecer aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando
os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identificação e resgate da autoestima do afrodescendente;
Promover de forma lúdica, atraente e educativa o consumo de alimentos
saudáveis e a conscientização de que estes são fontes de saúde;
Estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras espécies, o meio ambiente e o planeta, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento;
Promover o conceito de autoestima e sua importância para o
desenvolvimento humano.

Objetivos Específicos
ü  Desenvolver a expressão oral e a escrita dos alunos, levando-os a criar seus próprios textos;
ü  Entrar em contato com a obra de autores clássicos brasileiros, entre outros;
ü  Desenvolver a imaginação e a criatividade;
ü  Conhecer o meio em que vive e sua cultura, por meio de coleta de dados, visitas ao entorno do bairro e município;
ü  Aprimorar a capacidade de produção textual dos alunos;
ü  Ampliar o repertório literário por meio da leitura diária;
ü  Ampliar a qualidade e diversidade dos comentários sobre os livros;
ü  Elaborar pensamentos críticos em relação às histórias contadas e lidas;
ü  Conhecer as singularidades de cada livro, como autores, ilustradores e gêneros literários, entre outros;
ü  Possibilitar conhecimento de algumas técnicas de pinturas, como pintar na tela, como misturas de cores, texturas diferentes;
ü  Proporcionar o contato direto com a Arte, conhecendo artistas da nossa cidade, obras, os materiais que foram utilizados nas pinturas e esculturas;
ü  Contribuir para a formação da sensibilidade por meio da música;
ü  Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporal, visual, oral e escrita) e brincadeiras para desenvolver atividades relacionadas ao trânsito;
ü  Criar oportunidades para que os alunos expressem e enriqueçam suas experiências, aumentando suas possibilidades de interlocução e o entendimento da realidade que os cerca;
ü  Levar o aluno a reflexão sobre a valorização da comunidade negra, contribuindo para a elevação de sua autoestima;
ü  Obter mecanismos indispensáveis para o conhecimento de um Brasil marcado pela cultura africana na expectativa de mudança da mentalidade preconceituosa;
ü  Reconhecer a diversidade e a complexidade das regiões e sociedades africanas;
ü  Pesquisar palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais;
ü  Identificar aspectos positivos na cultura brasileira, vinculados à herança cultural africana;
ü  Desenvolver a interdisciplinaridade;
ü  Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
ü  Reavaliar hábitos alimentares promovendo a reflexão dos prejuízos e benefícios decorrentes da própria alimentação;
ü  Estimular bons hábitos alimentares;
ü  Experimentar formas variadas de consumir frutas, legumes e verduras;
ü  Alertar sobre os perigos do consumo desequilíbrio de açúcares e gorduras;
ü  Reconhecer e aplicar os diversos cuidados ao meio ambiente, desenvolvendo a cidadania;
ü  Despertar no aluno o desejo de conhecer o mundo que vive e parte da sua diversidade, incentivando assim, atitudes como respeito, cuidado e cooperação;
ü  Elevar a confiança e a capacidade dos alunos em pensar e enfrentar os desafios da vida por meio dos jogos e brincadeiras;
ü  Levar os alunos a gostarem de si próprios, valorizando suas qualidades e percebendo seus “defeitos”, para a melhoria.
ü  Tornar a brincadeira uma prática prazerosa;
ü  Desenvolver com a brincadeira os três pilares fundamentais: o psíquico, o motor e o cognitivo;
ü  Promover tanto jogos competitivos quanto cooperativos;
ü  Possibilitar conhecimento de algumas técnicas de pinturas, como pintar na tela, como misturas de cores, texturas diferentes;
ü  Proporcionar o contato direto com a Arte, conhecendo artistas da nossa cidade, obras, os materiais que foram utilizados nas pinturas e esculturas;
ü  Contribuir para a formação da sensibilidade;
ü  Criar oportunidades para que os alunos expressem e enriqueçam suas experiências, aumentando suas possibilidades de interlocução e o entendimento da realidade que os cerca;
ü  Desenvolver a imaginação e a criatividade.
ü  Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
ü  Fazer com que a criança relacione os símbolos (números) e quantidade;
ü  Estimular a memória;
ü  Oportunizar contato com as quatro operações de modo divertido;
ü  Vivenciar momentos de descontração e alegria e assim adquirir o gosto pela matemática;
ü  Desenvolver cálculos mentais, fixar a multiplicação e a adição;
ü  Desenvolvimento de estratégias de jogo;
ü  Estimular a observação e concentração;
ü  Realizar a transcendência dos jogos para a realidade.


Metodologia:

            Os professores deverão desenvolver o projeto de maneira interdisciplinar, intervindo sempre nas situações didáticas e realizando uma integração entre os temas e os participantes. O professor como mediador.
            Trabalhar textos e situações que valorizem as características físicas e psicológicas de seus alunos.
Realizaremos atividades práticas de trabalhos através de oficinas com alguns materiais com os quais os alunos dificilmente têm contato na escola – tinta e pintura em tecido de algodão, manipulação de argila e trabalhos em madeira priorizando e valorizando a cultura e monumentos culturais do município de Miguel Pereira.

Estratégias:
ü  Contação de histórias;
ü  Empréstimos de livros;
ü  Dramatização; (2º Anos)
ü  Histórias em CD e DVD;
ü  Visita a Biblioteca Municipal;
ü  Organizar um sarau literário sobre a obra de determinado autor; (4º e 5º Anos, EJA e Classe de Aceleração)
ü  Gravar um vídeo — em que sejam lidos contos ou poemas, para a culminância do Projeto; (4º e  5º Anos, EJA e Classe de Aceleração);
ü  Trabalhar com as Placas de sinalização no trânsito; (Educação Infantil)
ü  Produzir um livro com reescritas de poesias africanas; (3° Ano)
ü  Organizar um seminário sobre uma história ou um autor como José de Anchieta em poemas e peças teatrais, José de Alencar nas obras de Iracema e o Guarani, Gonçalves Dias em Juca Pirama ou Mário de Andrade em Macunaíma, enfatizando a cultura indígena no trabalho desses escritores; (4º e 5º Anos)
ü  Pesquisar e listar palavras de origem indígena; (2º Anos)

ü  Oficina de artes; (recorte, dobraduras, pinturas, colagem, desenhos, reciclagem de papel, confecção de meios de transportes, rodovias, maquetes do bairro e da cidade); (Educação Infantil)
ü  Produção de pintura em telas; Obras de Debret e Portinari (EJA)
ü  Mosaicos com tecidos; (Todas as turmas)
ü  Pintura livre; (Todas as turmas)
ü  Mapa Múndi; (localização do continente africano) (Todas as turmas)
ü  Elaboração de um cardápio saudável; (1º Anos)
ü  Realizar com os alunos uma receita de fácil preparo; (Educação Infantil);
ü  Piquenique de frutas; (Educação Infantil e 1º Anos)
ü  Trabalhar com diferentes suportes textuais: rótulos, receitas, folders, encartes de supermercado, história em quadrinhos, poesias e outros; (Todas as turmas)
ü  Utilização do álbum seriado Vida Saudável do MEC; (Educação Infantil e 1º Anos)
ü  Realizar um campeonato com os jogos trabalhados.

Para culminância da Cultura Africana, dia 23 de novembro.


Educação Infantil, Classe Especial e EJA

Exposição de trabalhos de artes da cultura africana;

1º Anos
Exposição, para degustação, de comidas típicas africanas.

2º Anos
Apresentação de jogos como mancala. (pequeno campeonato);
Exposição de um livrão ilustrado com as brincadeiras africanas.

3º Anos
Apresentação de recital de poesias de origem africana;
Confecção de um livrão com as poesias pesquisadas;

4º Anos
Exposição de um mural com palavras de origem africana;
Exposição de um mural sobre curiosidades do povo africano.

5º Anos
Exposição de um mural com uma “receita mágica” que acabe com o racismo, a discriminação e o preconceito;
Exposição, para degustação, de comidas típicas africanas.

Classe de Aceleração
Apresentação com caracterização de uma música de origem africana.

Para Culminância do tema Miguel Pereira, cidade cidadã, em outubro.

Educação Infantil, Classe Especial e EJA

Exposição de trabalhos de artes sobre Miguel Pereira (priorizar material reciclado)

1º Anos
Exposição de maquetes sobre o Trânsito em Miguel Pereira (priorizar material reciclado)

2º Anos
Exposição de um livrão com poesias dos alunos sobre Miguel Pereira (priorizar material reciclável)

3º Anos
Exposição de um livrão ilustrado com fotos de Miguel Pereira (priorizar material reciclável)

4º Anos
Exposição de uma maquete revelando os pontos turísticos e culturais de Miguel Pereira (priorizar material reciclável)

5º Anos
Exposição de fotos e pesquisas sobre as pessoas que fizeram a diferença no município de Miguel Pereira (priorizar material reciclável)

Viabilizar uma apresentação em que sejam selecionados alunos da escola que queiram participar.

Cronograma para as atividades de Recreação com Arte
DURANTE TODO O ANO LETIVO
TURNO DA MANHÃ

DIAS/TURMA
HORÁRIO
2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
1º ANO
10h às 11h




X
2º ANO
8h às 9h
X




3º ANO
7h às 8h


X


4º ANO
7h às 8h



X

5º ANO
8h às 9h

X



Aceleração
8h às 9h




X

TURNO DA TARDE

DIAS/TURMA
HORÁRIO
2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
1º ANO
16h às 17h




X
2º ANO
16h às 17h


X


3º ANO
16h às 17h

X



4º ANO
16h às 17h



X


Todos os horários poderão ser estendidos de acordo com a necessidade do professor.

Abrangência
Todas as turmas do 1º ao 5º ano e Classe de Aceleração desta Unidade Escolar.

Cronograma para atividades com jogos

O projeto será desenvolvido a partir do mês de março até dezembro, no período matutino e vespertino.

TURNO DA MANHÃ


DIAS/TURMA
HORÁRIO
2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
1º ANO
8h às 9h




X
Aceleração
8h às 9h
X




2º ANO
8h às 9h

X



3º ANO
8h às 9h


X


4º ANO
8h às 9h



X

5º ANO
10h às 11h

X




TURNO DA TARDE
DIAS/TURMA
HORÁRIO
2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
1º ANO
13h às 14h




X
2º ANO
13h às 14h


X


3º ANO
13h às 14h

X



4º ANO
13h às 14h



X

5º ANO
13h às 14h
X



































As professoras da Educação Infantil poderão escolher um dia da semana para tal atividade.

Recursos
Humanos: corpo administrativo, docente, discente, apoio e comunidade escolar.
Materiais: didático, CDs. DVDs, livros, data-show, filmadora, comidas típicas, instrumentos musicais, internet, argila, palitos de churrasco, palitos de picolé, tintas, pincéis, madeiras, lixa, serragem, prego, linha, lã, verniz, vela, etc.

Avaliação
            Será realizada através da observação e registro das atividades desenvolvidas durante a realização. Além da observação das mudanças de atitudes, habilidades de expressões artísticas, psicomotricidade, concentração, organização espacial, associação e participação.
            Encontros quinzenais nas reuniões pedagógicas.


Culminância
            Far-se-á uma confraternização para exposição dos trabalhos desenvolvidos sobre a Cultura Africana no dia 23 de novembro de 2012. Além de publicação, bimestralmente, dos trabalhos realizados em cada turma no Jornal e no Blog do Pantanal.


REFERÊNCIAS


BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

BRASIL, Departamento Nacional de Trânsito. Diretrizes nacionais da educação para o trânsito no ensino fundamental. Brasília: Ministério das Cidades, 2009.

GONZÁLEZ, José Antonio Torres. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Lei Federal 9394 de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 









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