2014

Iniciando mais um ano letivo.

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo de riscos, que recuse o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida”. Paulo Freire

Projeto Sócio-cultural



PROJETO
SÓCIO-CULTURAL

Tema: Gincana Sócio-cultural

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”
Fernando Pessoa


Introdução
Quando falamos em Gincana, logo vem em nossa cabeça a disputa, rivalidade e a vontade de vencer. Na escola não é diferente, mas temos um outro objetivo, que é a integração dos nossos alunos com a comunidade escolar.  Poder trazer os pais para dentro da escola e mostrar que sua participação e seu interesse, proporciona segurança a seu filho, faz com que ele seja mais independente e seguro de suas atitudes perante os colegas. O vínculo entre escola e pais fica mais forte e determinante para a realização das tarefas sociais. A gincana escolar é uma atividade de prazer que tem que ser dividida entre as pessoas com quem convivemos. O maior objetivo sempre é o bem estar do aluno. As tarefas são de ordem sócio-cultural e recreativa, pois o que mais primamos são nossos valores éticos e morais, respeitando sempre nossos toda a comunidade escolar envolvida nesse projeto e proporcionando momentos felizes a famílias carentes.

Justificativa
            Por trabalharmos numa Escola que atende a maioria dos alunos da zona rural, detectamos muitas famílias carentes e desprovidas de recursos materiais, sentimos, portanto, a necessidade de elaborar este projeto com o objetivo de buscarmos alternativas para melhorar o convívio social dessas pessoas. Integrando os colaboradores e conscientizando-os da necessidade de desempenhar trabalhos sociais "1ª Gincana Sócio-Cultural". A Gincana Social representou uma vontade da Escola Pantanal em minimizar as diferenças sociais em nossa sociedade. O engajamento da equipe em prol da solidariedade mostra que além de ser uma organização socialmente comprometida, a Escola é uma instituição consciente e atuante.

REGULAMENTO
DA 1ª GINCANA DA E.M. PANTANAL – MIGUEL PEREIRA 2011
                     O Projeto Gincana Sócio-Cultural, evento cultural, esportivo, filantrópico, mobilizador e pedagógico, promovido pela E.M. Pantanal na 1ª Edição regida pelo presente regulamento.

1. DOS OBJETIVOS
1.1. A 1ª Gincana Sócio-Cultural tem como objetivo integrar o aluno a sua escola e comunidade. Para tal primará por uma competição saudável, desenvolvendo-se por meio da solidariedade.
1.2. A Gincana Sócio-Cultural visa, ainda, arrecadar alimentos, agasalhos, cobertores e brinquedos para o Grupo dos Vicentinos.
1.3.Desenvolver atividades culturais, esportivas, filantrópicas, mobilizadoras e pedagógicas;

2. DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A 1ª Gincana Sócio-Cultural terá por objetivos específicos:
·       Assistir no 1º semestre a Instituição do;
·       Integrar o aluno a sua escola e comunidade.
·       Propiciar aos alunos da Escola Pantanal uma participação efetiva em atividades culturais, sociais e pedagógica, orientadas pelos professores, valorizando seu papel na instituição e na sociedade;
·       Envolver alunos, família e comunidade em atividades que exijam participação efetiva;
·       Garantir a mobilização dos alunos no período do evento, de modo a resgatar a humanização e a solidariedade;
·       Disponibilizar ajuda concreta às famílias carentes por meio de instituições;
·       Desenvolver o espírito de solidariedade

2. DA ORGANIZAÇÃO
A comissão organizadora da gincana é formada pela professora Selma Regina de Oliveira, com o apoio dos demais professores, Direção, Direção Adjunta, Secretária Escolar, funcionários e alunos do 1º Período da Educação Infantil ao 5º Anos, Classe de Aceleração e EJA.
Cabe à professora responsável interpretar este regulamento, zelar por sua execução, realizar a totalização dos pontos e resolver casos omissos.
3. DA PROGRAMAÇÃO
“Mais do que máquinas precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido.”
Charles Chaplin

Ø  01 a 07/04 - Inscrições das equipes e formação dos representantes por votação;

Ø  08/04 (às 10h e 15h)- Abertura para apresentação das equipes e representantes.  E a divulgação das 1ª tarefas e data para entrega;

Ø  15/04 – Entrega da 1ª tarefa e divulgação da 2ª tarefa;

Ø  29/04 – Entrega da 2ª tarefa e divulgação da 3ª tarefa;

Ø  06/05 – Entrega da 3ª tarefa e divulgação da 4ª tarefa;

Ø  13/05 – Entrega da 4ª tarefa e divulgação da 5ª tarefa;

Ø  20/05 – Entrega da 5ª tarefa e divulgação da 6ª tarefa;

Ø  27/05 – Entrega da 6ª tarefa e divulgação da 7ª tarefa;

Ø  03/06 – Entrega da 7ª tarefa e divulgação da 8ª tarefa;

Ø  10/06 – Entrega da 8ª tarefa e divulgação da 9ª tarefa;

Ø  17/06 – Entrega da 9ª tarefa e divulgação da 10ª tarefa;

Ø  01/07 – Entrega da 10ª tarefa e divulgação da 11ª tarefa;

Ø  08/07 – Entrega da 11ª tarefa e divulgação da 12ª tarefa;

Ø  14/07 – Entrega da última tarefa;

Ø  16/07 – Divulgação dos resultados.


OBS: Para a entrega e divulgação das tarefas os horários previstos seguirão o do dia 18/03.

4. DAS TAREFAS/TURMA
1ª tarefa – trazer o maior número de alimentos não perecíveis.
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
1ª tarefa - trazer o maior bolo confeitado e com recheio
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
1ª tarefa – trazer uma pessoa para oficina de artes no Dia da Família na Escola.
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
1ª tarefa – trazer um profissional da Saúde para palestrar sobre: Higiene Bucal, Alimentação Saudável, Diabetes em crianças e Higiene Corporal. No dia da Família na Escola.
Aceleração, 5º Ano, 4º Ano(T) e EJA
2ª tarefa – trazer o maior número de agasalhos e cobertores.
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
2ª tarefa – cada turma confeccionar um ou mais quadros de nós, com o maior nº de nós diferentes.
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
2ª tarefa – trazer o maior número de alimentos não perecíveis.
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
2ª tarefa – trazer o maior número de brinquedos (valor até R$1,99)
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
3ª tarefa – pintura do muro do parquinho, com desenhos bem coloridos.
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
3ª tarefa – Trazer o maior número de alimentos não perecíveis.
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
3ª tarefa – Apresentar um Couver do Presidente Lula
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
3ª tarefa – Participar do soletrando em Português
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
4ª tarefa – trazer o maior número de brinquedos (valor até R$1,99)
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
4ª tarefa – Confeccionar a maior metragem de bandeirinhas, mais coloridas e simetricamente iguais.
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
4ª tarefa – Realizar um tele-jornal com notícias recentes de Miguel Pereira.
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
4ª tarefa – Participar da Olimpíada de Matemática realizada pela professora responsável.
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
5ª tarefa – Tarefas relacionadas à atividades pedagógicas.
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
5ª tarefa – Trazer o maior número de agasalhos e cobertores.
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
5ª tarefa – Trazer o maior número de brinquedos (valor até R$1,99)
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
5ª tarefa – Trazer o maior número de alimentos não perecíveis.
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
6ª tarefa – Tarefas relacionadas à atividades de matemática.
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
6ª tarefa – Trazer o maior número de brinquedos (valor até R$1,99)
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
6ª tarefa – Trazer o maior número de agasalhos e cobertores.
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
6ª tarefa – Tarefas relacionadas à atividades pedagógicas.
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
7ª tarefa – Trazer o maior número de frutas. Alimentação Saudável.
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
7ª tarefa – Trazer o maior número de legumes (cenoura, chuchu, batata e abóbora) Alimentação Saudável.
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
7ª tarefa – Trazer o maior número de legumes (
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
7ª tarefa -
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
8ª tarefa -
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
8ª tarefa -
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
8ª tarefa -
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
8ª tarefa -
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
9ª tarefa -
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
9ª tarefa -
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
9ª tarefa -
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
9ª tarefa -
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
10ª tarefa -
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
10ª tarefa -
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
10ª tarefa -
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
10ª tarefa -
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA
11ª tarefa -
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
11ª tarefa -
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
11ª tarefa -
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
11ª tarefa -
Aceleração, 5º Ano,  4º Ano(T) e EJA

5. DA PARTICIPAÇÃO
·       Participarão da gincana os alunos matriculados na Escola Pantanal, sob a forma de equipes, devidamente autorizados pelos pais.
·       Formação das equipes. Cada equipe será composta por grupos assim definidos:


Professora Responsável: Selma Regina de Oliveira e demais responsáveis pelas equipes
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
Os Professores das turmas e 01 funcionário sorteado.
1a.Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
Os Professores das turmas e 01 funcionário sorteado.
3º Ano(M), 3º Ano (T) e 4º Ano (M)
Os Professores das turmas e 02 funcionários sorteados.
Aceleração, 4º Ano(T) e 5º Ano
Os professores das turmas 02 alunos representantes.
EJA
O Professor da turma e 02 alunos representantes
        
Tarefas: as equipes receberão as tarefas em envelope lacrado, com protocolo de recebimento que deverá ser assinado pelo responsável.
·       Nivelamento de tarefas. Todas as equipes terão tarefas gerais e adequadas às composições dos grupos, com níveis de dificuldade diferenciados.
·       Padrinhos. Cada equipe deverá ter um professor ou funcionário, sorteado, que será padrinho da Equipe.

6. Tarefas relâmpago com 01 (um) dia de antecedência:
1)  Conta de luz com o menor valor;
2)  Pessoa com o cabelo mais comprido;
3)  Trazer a mãe com o maior número de filhos;
4)  Um aniversariante do dia 20/11;
5)  Couver do Michael Jackson;
6)  Couver do Ronaldo Fenômeno;
7)  Cartaz mais criativo com nome da equipe;
8)  Receita de lanche saudável e prático;
9)  Concurso com o maior número de embaixadinha;
10) O mais idoso do bairro (c/ Certidão de Nascimento)
11) Música, de acordo com o tema da gincana, para ser coreografia por alunos e ou, outros elementos da comunidade escolar;
12) Trazer o Livro escrito pelo Médico Dr. Muniz;
13) Trazer a pessoa mais jovem do Bairro (c/ Certidão de Nascimento);
14) Realizar atividades matemáticas por tempo determinado;

7. DA PONTUAÇÃO
·    Os valores relativos a cada tarefa serão estipulados pela professora responsável e divulgados juntamente com a tarefa.
·       O resultado final da equipe será o somatório dos pontos obtidos, descontados os decorrentes da aplicação de possíveis penalidades.
·       Será considerada vencedora a equipe que somar, no final, o maior número de pontos.
·       Em caso de empate será realizado o desempate com a pontuação de mais uma tarefa à escolha da professora responsável.

8. DA DIVULGAÇÃO

As entregas das tarefas serão divulgadas nos Jornais da Escola Pantanal, Renascer Gospel e O Grito e no Site: WWW. serrazul.net.

9. DA PREMIAÇÃO

   A equipe vencedora ganhará um brinde e medalhas, além de todas as turmas participantes, inclusive a equipe vencedora, ganharem uma viagem à Fazenda Santa Maria, em Morro Azul.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS
·       Faz parte das responsabilidades das equipes: atitudes, posturas e hábitos adequados durante toda a gincana e em todos os locais onde forem ou estiverem os seus integrantes, bem como a organização e limpeza dos espaços ocupados na escola.
·       Todos os participantes da gincana obrigar-se-ão a respeitar os horários escolares, os princípios disciplinares e regras em vigor, bem como normas deste regulamento.
·       A disciplina e o respeito das equipes com todos os participantes da gincana serão permanentemente avaliados pela professora responsável.
·       Todos os alimentos não perecíveis, agasalhos, cobertores e parte dos brinquedos, serão distribuídos para a instituição de caridade com a entrega feita pelo professor responsável e um aluno representante.
·       10% da arrecadação da Festa Junina será destinada ao Abrigo (aguardando autorização).
·       Os responsáveis das equipes serão responsáveis pela disciplina de sua equipe. Não respeitando este aspecto a equipe poderá sofrer penas impostas pela professora responsável, que irão desde a perda de pontos até a desclassificação.
·       Toda e qualquer reclamação deverá ser feita por escrito e entregue à professora responsável no prazo de 1h após a entrega da tarefa, devidamente clara, organizada e identificada.
·       Cada equipe receberá uma cópia deste regulamento com exceção dos itens nº 4 e 6, que ficarão, somente, a cargo da professora responsável.
·       Cabe a professora responsável resolver casos omissos e sempre que necessitar com a presença da direção da escola.
                                  
“Se em um instante se nasce e um instante se morre, um instante é o bastante pra vida inteira”.
Cecília Meireles


ANEXO A
FICHA DE INSCRIÇÃO

ESCOLA MUNICIPALIZADA PANTANAL

Nome da Equipe:

______________________________________________________________________

Série: ____________________Turma: __________ Turno: __________

Professor: _____________________________________________________________

Nome dos Componentes:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


__________________________________________________________________
Assinatura dos representantes da Equipe

Miguel Pereira, _____/_____/2011.



ANEXO B

AUTORIZAÇÃO

Autorizo meu filho(a)  ................................................................................ da série ___________ turma ________ a participar do Projeto de Gincana  Sócio-Cultural da Escola M. Pantanal a realizar-se conforme o regulamento.
Miguel Pereira,___de abril de 2011.
                                               _____________________________________
                                                          Assinatura do Responsável

Nenhum comentário:

Postar um comentário