PROJETO
SÓCIO-CULTURAL
Tema: Gincana Sócio-cultural
“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que
quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter
condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde
estará o palácio se não o fizerem ali?”
Fernando Pessoa
Introdução
Quando falamos em Gincana, logo vem em nossa cabeça
a disputa, rivalidade e a vontade de vencer. Na escola não é diferente,
mas temos um outro objetivo, que é a integração dos nossos alunos com a
comunidade escolar. Poder trazer os pais para dentro da escola e mostrar
que sua participação e seu interesse, proporciona segurança a seu filho, faz
com que ele seja mais independente e seguro de suas atitudes perante os
colegas. O vínculo entre escola e pais fica mais forte e determinante
para a realização das tarefas sociais. A gincana escolar é uma atividade de
prazer que tem que ser dividida entre as pessoas com quem convivemos. O maior
objetivo sempre é o bem estar do aluno. As tarefas são de ordem sócio-cultural e
recreativa, pois o que mais primamos são nossos valores éticos e morais,
respeitando sempre nossos toda a comunidade escolar envolvida nesse projeto e
proporcionando momentos felizes a famílias carentes.
Justificativa
Por
trabalharmos numa Escola que atende a maioria dos alunos da zona rural,
detectamos muitas famílias carentes e desprovidas de recursos materiais,
sentimos, portanto, a necessidade de elaborar este projeto com o objetivo de
buscarmos alternativas para melhorar o convívio social dessas pessoas. Integrando os colaboradores e conscientizando-os da
necessidade de desempenhar trabalhos sociais "1ª Gincana Sócio-Cultural".
A
Gincana Social representou uma vontade da Escola Pantanal em minimizar as
diferenças sociais em nossa sociedade. O engajamento da equipe em prol da
solidariedade mostra que além de ser uma organização socialmente comprometida,
a Escola é uma instituição consciente e atuante.
REGULAMENTO
DA
1ª GINCANA DA E.M. PANTANAL – MIGUEL PEREIRA 2011
O Projeto Gincana
Sócio-Cultural, evento cultural, esportivo, filantrópico, mobilizador e
pedagógico, promovido pela E.M. Pantanal na 1ª Edição regida pelo presente
regulamento.
1. DOS OBJETIVOS
1.1.
A 1ª Gincana Sócio-Cultural tem como objetivo integrar o aluno a sua escola e
comunidade. Para tal primará por uma competição saudável, desenvolvendo-se por
meio da solidariedade.
1.2.
A Gincana Sócio-Cultural visa, ainda, arrecadar alimentos, agasalhos, cobertores
e brinquedos para o Grupo dos Vicentinos.
1.3.Desenvolver
atividades culturais, esportivas, filantrópicas, mobilizadoras e pedagógicas;
2. DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A 1ª Gincana Sócio-Cultural
terá por objetivos específicos:
· Assistir no 1º semestre a Instituição do;
· Integrar
o aluno a sua escola e comunidade.
· Propiciar
aos alunos da Escola Pantanal uma participação efetiva em atividades culturais,
sociais e pedagógica, orientadas pelos professores, valorizando seu papel na
instituição e na sociedade;
· Envolver
alunos, família e comunidade em atividades que exijam participação efetiva;
· Garantir
a mobilização dos alunos no período do evento, de modo a resgatar a humanização
e a solidariedade;
· Disponibilizar
ajuda concreta às famílias carentes por meio de instituições;
· Desenvolver
o espírito de solidariedade
2. DA
ORGANIZAÇÃO
A comissão organizadora da gincana é formada
pela professora Selma Regina de Oliveira, com o apoio dos demais professores,
Direção, Direção Adjunta, Secretária Escolar, funcionários e alunos do 1º
Período da Educação Infantil ao 5º Anos, Classe de Aceleração e EJA.
Cabe
à professora responsável interpretar este regulamento, zelar por sua execução,
realizar a totalização dos pontos e resolver casos omissos.
3. DA
PROGRAMAÇÃO
“Mais do que máquinas
precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência
precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes a
vida será de violência e tudo estará perdido.”
Charles Chaplin
Ø 01 a 07/04 - Inscrições
das equipes e formação dos representantes por votação;
Ø 08/04 (às 10h e 15h)-
Abertura para apresentação das equipes e representantes. E a divulgação das 1ª tarefas e data para
entrega;
Ø 15/04 – Entrega
da 1ª tarefa e divulgação da 2ª tarefa;
Ø 29/04 – Entrega da 2ª
tarefa e divulgação da 3ª tarefa;
Ø 06/05 – Entrega da 3ª
tarefa e divulgação da 4ª tarefa;
Ø 13/05 – Entrega da 4ª tarefa
e divulgação da 5ª tarefa;
Ø 20/05 – Entrega da 5ª
tarefa e divulgação da 6ª tarefa;
Ø 27/05 – Entrega da 6ª
tarefa e divulgação da 7ª tarefa;
Ø 03/06 – Entrega da 7ª
tarefa e divulgação da 8ª tarefa;
Ø 10/06 – Entrega da 8ª
tarefa e divulgação da 9ª tarefa;
Ø 17/06 – Entrega da 9ª
tarefa e divulgação da 10ª tarefa;
Ø 01/07 – Entrega da 10ª
tarefa e divulgação da 11ª tarefa;
Ø 08/07 – Entrega da 11ª
tarefa e divulgação da 12ª tarefa;
Ø 14/07 – Entrega da última
tarefa;
Ø 16/07 – Divulgação dos
resultados.
OBS: Para a entrega e divulgação das tarefas os horários
previstos seguirão o do dia 18/03.
4. DAS
TAREFAS/TURMA
1ª tarefa – trazer o maior número de alimentos não
perecíveis.
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
1ª tarefa - trazer o maior bolo confeitado e com
recheio
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
1ª tarefa – trazer uma pessoa para oficina de artes no
Dia da Família na Escola.
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
1ª tarefa – trazer um profissional da Saúde para
palestrar sobre: Higiene Bucal, Alimentação Saudável, Diabetes em crianças e
Higiene Corporal. No dia da Família na Escola.
|
Aceleração, 5º Ano, 4º Ano(T) e EJA
|
2ª tarefa – trazer o maior número de agasalhos e cobertores.
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
2ª tarefa – cada turma confeccionar um ou mais quadros
de nós, com o maior nº de nós diferentes.
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
2ª tarefa – trazer o maior número de alimentos não
perecíveis.
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
2ª tarefa – trazer o maior número de brinquedos (valor
até R$1,99)
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
3ª tarefa – pintura do muro do parquinho, com desenhos
bem coloridos.
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
3ª tarefa – Trazer o maior número de alimentos não
perecíveis.
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
3ª tarefa – Apresentar um Couver do Presidente Lula
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
3ª tarefa – Participar do soletrando em Português
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
4ª tarefa – trazer o maior número de brinquedos (valor
até R$1,99)
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
4ª tarefa – Confeccionar a maior metragem de
bandeirinhas, mais coloridas e simetricamente iguais.
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
4ª tarefa – Realizar um tele-jornal com notícias
recentes de Miguel Pereira.
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
4ª tarefa – Participar da Olimpíada de Matemática
realizada pela professora responsável.
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
5ª tarefa – Tarefas relacionadas à atividades
pedagógicas.
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
5ª tarefa – Trazer o maior número de agasalhos e
cobertores.
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
5ª tarefa – Trazer o maior número de brinquedos (valor
até R$1,99)
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
5ª tarefa – Trazer o maior número de alimentos não
perecíveis.
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
6ª tarefa – Tarefas relacionadas à atividades de
matemática.
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
6ª tarefa – Trazer o maior número de brinquedos (valor
até R$1,99)
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
6ª tarefa – Trazer o maior número de agasalhos e
cobertores.
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
6ª tarefa – Tarefas relacionadas à atividades
pedagógicas.
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
7ª tarefa – Trazer o maior número de frutas.
Alimentação Saudável.
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
7ª tarefa – Trazer o maior número de legumes (cenoura,
chuchu, batata e abóbora) Alimentação Saudável.
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
7ª tarefa – Trazer o maior número de legumes (
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
7ª tarefa -
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
8ª tarefa -
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
8ª tarefa -
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
8ª tarefa -
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
8ª tarefa -
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
9ª tarefa -
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
9ª tarefa -
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
9ª tarefa -
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
9ª tarefa -
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
10ª tarefa -
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
10ª tarefa -
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
10ª tarefa -
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
10ª tarefa -
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
11ª tarefa -
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação Infantil
|
11ª tarefa -
|
1º Ano, 2º Ano(M) e 2º Ano(T)
|
11ª tarefa -
|
3º Ano(M), 3º Ano(T) e 4º(M)
|
11ª tarefa -
|
Aceleração, 5º Ano,
4º Ano(T) e EJA
|
5.
DA PARTICIPAÇÃO
· Participarão
da gincana os alunos matriculados na Escola Pantanal, sob a forma de equipes,
devidamente autorizados pelos pais.
· Formação
das equipes. Cada equipe será composta por grupos assim definidos:
Professora Responsável: Selma Regina de Oliveira e
demais responsáveis pelas equipes
|
|
1º, 2º e 3º Períodos da Educação
Infantil
|
Os Professores das turmas e 01
funcionário sorteado.
|
1a.Ano, 2º Ano(M) e 2º
Ano(T)
|
Os Professores das turmas e 01
funcionário sorteado.
|
3º Ano(M), 3º Ano (T) e 4º Ano (M)
|
Os Professores das turmas e 02
funcionários sorteados.
|
Aceleração, 4º Ano(T) e 5º Ano
|
Os professores das turmas 02 alunos
representantes.
|
EJA
|
O Professor da turma e 02 alunos
representantes
|
Tarefas: as
equipes receberão as tarefas em envelope lacrado, com protocolo de recebimento
que deverá ser assinado pelo responsável.
· Nivelamento de tarefas.
Todas as equipes terão tarefas gerais e adequadas às composições dos grupos,
com níveis de dificuldade diferenciados.
· Padrinhos.
Cada equipe deverá ter um professor ou funcionário, sorteado, que será padrinho
da Equipe.
6.
Tarefas relâmpago com 01 (um) dia de antecedência:
1) Conta
de luz com o menor valor;
2) Pessoa
com o cabelo mais comprido;
3) Trazer
a mãe com o maior número de filhos;
4) Um
aniversariante do dia 20/11;
5) Couver
do Michael Jackson;
6) Couver
do Ronaldo Fenômeno;
7) Cartaz
mais criativo com nome da equipe;
8) Receita
de lanche saudável e prático;
9) Concurso
com o maior número de embaixadinha;
10) O
mais idoso do bairro (c/ Certidão de Nascimento)
11) Música,
de acordo com o tema da gincana, para ser coreografia por alunos e ou, outros elementos
da comunidade escolar;
12) Trazer
o Livro escrito pelo Médico Dr. Muniz;
13) Trazer
a pessoa mais jovem do Bairro (c/ Certidão de Nascimento);
14) Realizar
atividades matemáticas por tempo determinado;
7. DA PONTUAÇÃO
· Os
valores relativos a cada tarefa serão estipulados pela professora responsável e
divulgados juntamente com a tarefa.
· O
resultado final da equipe será o somatório dos pontos obtidos, descontados os
decorrentes da aplicação de possíveis penalidades.
· Será
considerada vencedora a equipe que somar, no final, o maior número de pontos.
· Em
caso de empate será realizado o desempate com a pontuação de mais uma tarefa à
escolha da professora responsável.
8.
DA DIVULGAÇÃO
As entregas das tarefas serão divulgadas nos
Jornais da Escola Pantanal, Renascer Gospel e O Grito e no Site: WWW.
serrazul.net.
9. DA
PREMIAÇÃO
A
equipe vencedora ganhará um brinde e medalhas, além de todas as turmas
participantes, inclusive a equipe vencedora, ganharem uma viagem à Fazenda
Santa Maria, em Morro Azul.
10.
DISPOSIÇÕES GERAIS
· Faz
parte das responsabilidades das equipes: atitudes, posturas e hábitos adequados
durante toda a gincana e em todos os locais onde forem ou estiverem os seus
integrantes, bem como a organização e limpeza dos espaços ocupados na escola.
· Todos
os participantes da gincana obrigar-se-ão a respeitar os horários escolares, os
princípios disciplinares e regras em vigor, bem como normas deste regulamento.
· A
disciplina e o respeito das equipes com todos os participantes da gincana serão
permanentemente avaliados pela professora responsável.
· Todos
os alimentos não perecíveis, agasalhos, cobertores e parte dos brinquedos, serão
distribuídos para a instituição de caridade com a entrega feita pelo professor
responsável e um aluno representante.
· 10%
da arrecadação da Festa Junina será destinada ao Abrigo (aguardando
autorização).
· Os
responsáveis das equipes serão responsáveis pela disciplina de sua equipe. Não
respeitando este aspecto a equipe poderá sofrer penas impostas pela professora
responsável, que irão desde a perda de pontos até a desclassificação.
· Toda
e qualquer reclamação deverá ser feita por escrito e entregue à professora
responsável no prazo de 1h após a entrega da tarefa, devidamente clara,
organizada e identificada.
· Cada
equipe receberá uma cópia deste regulamento com exceção dos itens nº 4 e 6, que
ficarão, somente, a cargo da professora responsável.
· Cabe
a professora responsável resolver casos omissos e sempre que necessitar com a presença
da direção da escola.
“Se em um instante se nasce e um instante se morre,
um instante é o bastante pra vida inteira”.
Cecília Meireles
ANEXO
A
FICHA
DE INSCRIÇÃO
ESCOLA
MUNICIPALIZADA PANTANAL
Nome da Equipe:
______________________________________________________________________
Série: ____________________Turma: __________ Turno: __________
Professor: _____________________________________________________________
Nome dos Componentes:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Assinatura
dos representantes da Equipe
Miguel
Pereira, _____/_____/2011.
ANEXO
B
AUTORIZAÇÃO
Autorizo meu filho(a)
................................................................................
da série ___________ turma ________ a participar do Projeto de Gincana Sócio-Cultural da Escola M. Pantanal a
realizar-se conforme o regulamento.
Miguel
Pereira,___de abril de 2011.
_____________________________________
Assinatura
do Responsável
Nenhum comentário:
Postar um comentário