2014

Iniciando mais um ano letivo.

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo de riscos, que recuse o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida”. Paulo Freire

Só Matemática

 O Projeto teve início em março de 2011, com a finalidade de sistematizar o trabalho com a Matemática nas turmas dos 1º, 2º e 3 Anos do Ciclo de Alfabetização.

OBJETIVOS:
Operacionalizar a construção de jogos didáticos, objetivando o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático
Analisar a importância de se trabalhar com jogos para melhorar a capacidade de aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental;
Aplicar os conhecimentos adquiridos neste projeto em futuras experiências de sala de aula.
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
  • Fazer com que a criança relacione os símbolos (números) e quantidade;
  • Estimular a memória;
  • Oportunizar contato com as quatro operações de modo divertido;
  • Vivenciar momentos de descontração e alegria e assim adquirir o gosto pela matemática;
  • Desenvolver cálculos mentais, fixar a multiplicação e a adição;
  • Desenvolvimento de estratégias de jogo;
  • Estimular a observação e concentração;
  • Confeccionar jogos matemáticos, observando seu uso como recursos pedagógicos para ensinar Matemática de maneira lúdica.

AÇÕES

Reunião com a Professora Responsável pelo Projeto para traçarmos os passos do projeto e confecção dos jogos;
O Professor responsável deverá procurar, nas referências de pesquisa apresentada, os autores trabalhados para aumentar ou facilitar as dificuldades dos jogos aqui dispostos e buscar novos jogos.
Trabalho por grupo, com o máximo de 15 alunos por turma, conforme tabela abaixo.
O professor deverá a todo momento, mediar as brincadeiras com o objetivo de estimular o raciocínio lógico matemático, aumentando sempre que possível, os níveis de dificuldades das brincadeiras para atender a este fim.

PÚBLICO ALVO

Alunos do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental Básico e Classe de Aceleração.

Após a Capacitação do Projeto Menteinovadora da Mind-Lab, em setembro de 2011, recebemos um laboratório de jogos que veio enriquecer nosso projeto, além de aplicarmos as metodologias utilizadas no curso.