O Projeto teve início em março de 2011, com a finalidade de sistematizar o trabalho com a Matemática nas turmas dos 1º, 2º e 3 Anos do Ciclo de Alfabetização.
OBJETIVOS:
Operacionalizar a construção de jogos didáticos, objetivando o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático
Analisar a importância de se trabalhar com jogos para melhorar a capacidade de aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental;
Aplicar os conhecimentos adquiridos neste projeto em futuras experiências de sala de aula.
- Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
- Fazer com que a criança relacione os símbolos (números) e quantidade;
- Estimular a memória;
- Oportunizar contato com as quatro operações de modo divertido;
- Vivenciar momentos de descontração e alegria e assim adquirir o gosto pela matemática;
- Desenvolver cálculos mentais, fixar a multiplicação e a adição;
- Desenvolvimento de estratégias de jogo;
- Estimular a observação e concentração;
- Confeccionar jogos matemáticos, observando seu uso como recursos pedagógicos para ensinar Matemática de maneira lúdica.
AÇÕES
Reunião com a Professora Responsável pelo Projeto para traçarmos os passos do projeto e confecção dos jogos;
Reunião com a Professora Responsável pelo Projeto para traçarmos os passos do projeto e confecção dos jogos;
O Professor responsável deverá procurar, nas referências de pesquisa apresentada, os autores trabalhados para aumentar ou facilitar as dificuldades dos jogos aqui dispostos e buscar novos jogos.
Trabalho por grupo, com o máximo de 15 alunos por turma, conforme tabela abaixo.
O professor deverá a todo momento, mediar as brincadeiras com o objetivo de estimular o raciocínio lógico matemático, aumentando sempre que possível, os níveis de dificuldades das brincadeiras para atender a este fim.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental Básico e Classe de Aceleração.
Após a Capacitação do Projeto Menteinovadora da Mind-Lab, em setembro de 2011, recebemos um laboratório de jogos que veio enriquecer nosso projeto, além de aplicarmos as metodologias utilizadas no curso.